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Pintando natureza morta e separando os objetos usando “hard edges”

Já comentamos por aqui diversas vezes a importância de pintar natureza morta, né? O estudo da luz refletindo em superfícies irregulares, com nuances sutis no matiz da cor e com texturas diferenciadas, só é possível em materiais orgânicos. E qual outro material orgânico seria tão acessível quanto as frutas?

Clicamos uma peça sendo produzida pelo aluno Gilberto Alves de Oliveira Júnior, do curso de pintura a óleo sobre tela da AreaE. Gostamos bastante de como ele marca a silhueta de cada objeto usando as “hard edges”, os contornos duros e bem definidos, sem transição suave de cor. Dá para notar esse efeito nas peras da esquerda (que está mais escura que o cenário) e da direita (que está mais clara que o cenário). Ficou muito bacana também a região que chamamos de “terminator” da pera do meio: é a fronteira entre a região da luz e da sombra em que a cor fica mais saturada. Isso acontece porque nessa região, a luz incide quase que tangencialmente no objeto, e dependendo do seu material, ela pode atravessá-lo, iluminando-o por dentro.

Interessante, né? Gostaria de aprender a pintar a óleo sobre tela? Entre em contato com a AreaE!

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