Pular para o conteúdo

Desenhando o corpo humano diferenciando a sua proporção e silhueta

Variar a proporção na hora de desenhar o corpo humano para diferenciar personagens é um hábito excelente para um artista. Porém, somente variar a proporção do corpo não o fará explorar todo o potencial na hora da sua criação: a sua silhueta tem importância igual ou talvez até maior.

Veja os exemplos na lousa. No centro, temos um personagem desenhado com 5 cabeças de proporção, com uma silhueta nitidamente esguia. Os dois personagens restantes estão ambos desenhados com 4 cabeças de proporção, mas apesar disso, conseguimos diferenciá-los. Por quê? A resposta está na silhueta. O personagem da esquerda tem a silhueta de um triângulo invertido, típica de personagens fortes e musculosos. Já o personagem da direita tem uma silhueta arredondada, mais larga na base, típica de personagens com sobrepeso.

Portanto, ao desenhar personagens, lembre-se de trabalhar a sua silhueta além da sua proporção, para obter uma maior diversidade e torná-los únicos. Essa é uma das aulas do instrutor Denis de Vitro, do curso de desenho estilo cartoon da AreaE.

COMENTÁRIOS