Pular para o conteúdo

4 Tipos mais comuns de massas para escultura: conheça as suas características

Se você está pensando em ingressar no mundo da escultura e está em dúvida sobre qual tipo de massa usar para iniciar a atividade, preparamos uma lista com os 4 tipos de massas mais comuns e as suas características.

Escultura em massa epoxi do Pantera Negra
Escultura em massa epoxi do Pantera Negra produzida pelo instrutor Elias Lagares

1. Massa epoxi

Existem várias marcas de massa epoxi e elas são normalmente bi-componente: é preciso misturar um secante e um adesivo para o produto se formar. A reação química não tem volta; depois de algumas horas a massa estará dura como pedra. O produto final é pesado e bem resistente e pode ser polido, lixado, pintado e furado. Algumas marcas mais conhecidas incluem Durepoxi, Poliepoxi e Poxibonder.

2. Polyclay

A Polyclay é uma massa que se mantém sempre maleável em sua condição original, permitindo experimentações e correções na peça sendo esculpida. Quando a escultura estiver finalizada, ela precisa ser assada no forno para endurecer. A peça resultante tem uma resistência muito parecida com a massa epoxi, podendo ser pintada, lixada, furada, serrada, mas é bem mais leve. Algumas das marcas mais conhecidas são Fimo, Sculpey e Super Sculpey.

Escultura em massa clay do Homem de Ferro
Escultura em massa clay do Homem de Ferro produzida pelo instrutor Thiago Alberto

3. Oil Clay

A Oil Clay é comumente referida somente como “clay” e pode ser encontrada numa variação com enxofre, mais mole, chamada de “soft clay” e sem enxofre, mais dura, chamada de “hard clay”. Ela é uma massa relativamente barata e a sua maior característica é não “secar”: não é possível assá-la, pois ela derrete com o calor. Isso a torna o material ideal para ser usado na produção de matrizes de peças, porque depois da fôrma ficar pronta, a massa pode ser totalmente reaproveitada. Esta massa não é ideal para ser pintada e é bem sensível à temperatura, endurecendo no frio e amolecendo no calor. Algumas marcas comuns no mercado são Chavant e Fxarte.

Escultura em massa de biscuit de noivinhos para bolo de casamento
Escultura em massa de biscuit de noivinhos para bolo de casamento produzidos pela instrutora Andrea Fujitani

4. Massa de biscuit

A massa de Biscuit é muito usada para criar artesanato e também é conhecida como porcelana fria, devido ao fato de não precisar ir ao forno porque a sua secagem se dá ao ar livre. A massa é o resultado de uma mistura de amido de milho, cola branca (específica para porcelana fria), limão (ou vinagre) e vaselina. Esta massa é bastante popular entre os artesãos porque é barata e muito fácil de modelar, tingir e pintar. Você encontrará muitos produtos para tingir e pintar a massa em lojas especializadas.

Esperamos que esta lista lhe ajude a decidir com qual material vai trabalhar. Se quiser aprender técnicas de escultura com um profissional, a AreaE tem cursos voltados para duas dessas massas: o Curso de escultura com massa clay e o Curso de escultura com massa de biscuit. Confira algumas fotos tiradas em sala de aula do trabalho dos alunos para conhecer melhor a escola!

Bons estudos!

5 comentários em “4 Tipos mais comuns de massas para escultura: conheça as suas características”

  1. Fui informado que, com exceção da oil clay( ou plastilina), essa massas costumam retrair/contrair quando passam pelo processo de secagem.
    Qual a melhor massa a ser usada em plastimodelismo além da massa “putty” (usada para cobrir frestas) ?

    1. Olá Ricardo! A massa de EVA não é recomendada para a produção de esculturas realistas. Apesar de ser tentador usá-la por ser um material de fácil aquisição, a consistência dela e a imprevisibilidade do tempo de secagem somam muitos pontos negativos. O que muitos artesãos fazem ao esculpir de forma realista é preparar o protótipo da escultura usando o oil clay (que não seca e pode ser ajustado e corrigido o quanto quiser) para depois tirar o molde e aí sim criar a escultura final preenchendo o molde com o material de sua escolha. Esperamos ter ajudado!

COMENTÁRIOS