Pular para o conteúdo

As diferentes gradações de lápis grafite: a escala HB

Lápis de grafite com gradação HB
Lápis de grafite com gradação HB

Olá, fã da arte do desenho! Seja bem vindo a nossa coluna sobre curiosidades e técnicas de arte. Se você está aqui, acredito que possui uma dúvida muito comum entre os iniciantes de desenho: me refiro as diversas numerações que são mostradas em seus lápis de grafite.

Ao começar a desenhar, muita gente se pergunta: O que significa essa numeração que vai de 2B à 8B? Qual a diferença dos lápis “B” e “H”?

Na arte, podemos encontrar muitas referências de nomes estrangeiros que são utilizados para denominação de técnicas ou materiais. Basicamente, a letra “B” é a inicial da palavra inglesa Black (preto) e o número que o acompanha mostra a intensidade da maciez do grafite, ou seja, quanto maior o número, mais grafite será liberado, intensificando a tonalidade de cinza e aproximando-a da cor preta.

Para os lápis que possuem a letra “H”, inicial da palavra inglesa Hard (duro), quanto maior o número, menos grafite será liberado pela fricção da sua ponta sobre o papel. Simplificando: a numeração indica o quão “duro” será seu grafite.

Uso do lápis B ou H na ilustração
Regiões que favorecem o uso de diferentes tipos de lápis

No processo de ilustração, os lápis de numeração mais alta em “B” são mais adequados para utilização nas zonas de intensa penumbra. Já os lápis do tipo “H” são adequados para traço suave de esboço ou estrutura das linhas do desenho, mas podem também ser utilizados para trabalhar nas áreas de claridade.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado! Essas informações são passadas nas aulas de fundamentos do curso de desenho realista da AreaE – Escola de Artes. Para maior esclarecimento, a prática é a maneira ideal para desenvolver o conhecimento e potencial de cada gradação em lápis grafite. Bom treino!

2 comentários em “As diferentes gradações de lápis grafite: a escala HB”

  1. Oi, excelente a matéria sua… ela é bem completa e bem dissertada! Parabéns! Viu? Agora, quais os lápis para desenho (marcas e gramaturas no caso) mais indicados em sua opinião, daqueles que não borrem, nem tornem invisíveis os desenhos?

COMENTÁRIOS